sexta-feira, maio 15, 2009
0
INGREDIENTES PARA FOIE GRAS
1 fígado de pato engordado, fresco, cru 500-600g
4 c. chá cognac
2 c. chá sal
1 c. chá mistura de pimentas, moidas no momento
1200 g água
300 g cubos de gelo

INGREDIENTES PARA O MOLHO DE VINHO DOCE
750g vinho doce
250g natas com 35% de gordura
1 c. chá amido de milho
1 laranja, espremida no momento
1 pitada sal
1 pitada pimenta preta, moída no momento

PREPARAÇÃO FOIE GRAS
.Abra o fígado e com uma faca pontiaguda retire as artérias e os nervos.
.Coloque o fígado numa taça: salpique com 2 c. chá de cognac, 1 c. chá de sal, e 72 c. chá de mistura de pimentas sobre toda a superfície. Deixe o fígado a marinar durante 30 minutos. Entretanto, comece a preparar o molho de vinho doce. Vire o fígado e repita o pocesso do lado contrário (cognac, sal e pimentas). Deixe marinar durante mais 30 minutos. Em seguida, com as mãos, feche-o, dando-lhe de novo a forma original.
.Coloque o fígado no centro de um quadrado de película aderente (cerca de 50 cm); enrole as pontas rolando várias vezes o embrulho sobre a mesa, libertando o ar e dê- lhe a forma de rolo. Repita este processo com mais 4 pedaços de película, certificando-se que as pontas ficam bem fechadas. Coloque o fígado embrulhado no recipiente Varoma.
.Deite 800 g de água no copo, coloque a Varoma sobre este e programe 15 min/Varoma/vel 1.
.Vire cuidadosamente o fígado e progame novamente 15 min/Varoma/vel 1.
.Coloque agora o fígado numa taça grande com água fria (água restante e cubos de gelo); deixe arrefecer durante 20 minutos. Guarde-o então no frigorífico durante 3 dias.

PREPARAÇÃO PARA O MOLHO DE VINHO DOCE
.Deite o vinho no copo lavado e programe 30 min/Varoma/vel 2. Coloque o cesto sobre o copo em vez do copo medida para facilitar a evaporação; o vinho deve ficar reduzido até metade do seu volume.
.Adicione as natas, o amido de milho, o sumo de laranja e tempere com sal e pimenta. Programe 15 min/Varoma/vel 2, colocando novamente o cesto sobre o copo. Retire o molho para uma taça, deixe arrefecer e reserve no frigorífico.
.Desfrute do foie gras fatiado com o molho e pão, ou simplesmente sobre uma tosta, com uma pitada de pimente preta.

0 comentários:

Enviar um comentário